Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

12/06/2009 - Jornal da Cidade de Bauru Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Caixa restitui 70% das vítimas de fraude

Por: Lilian Grasiela

Cerca de 100 pessoas registraram BO em Santa Cruz reclamando de saques, transferências e empréstimos indevidos.

Até o final da tarde de anteontem, o Banco Nossa Caixa havia restituído cerca de 70% dos seus clientes que, comprovadamente, foram vítimas de um golpe identificado na quinta-feira da semana passada na agência localizada na avenida Tiradentes, no Centro de Santa Cruz do Rio Pardo. De acordo com a Polícia Civil, até o domingo, cerca de 100 pessoas haviam registrado boletim de ocorrência reclamando de saques, transferências e empréstimos financeiros indevidos. A polícia acredita que a fraude tenha gerado R$ 100 mil em prejuízos.

O delegado do 1.º Distrito Policial do município, Renato Caldeira Mardegan, responsável pelas investigações, revelou que os clientes do banco tiveram seus cartões “clonados” por um aparelho conhecido popularmente como “chupa-cabra”, que foi instalado no caixa eletrônico da instituição. Esse dispositivo capta a senha e os dados pessoais do correntista, permitindo a criação de um cartão falso e a realização de transações bancárias.

Segundo Paulo Ricci, diretor de rede do Banco Nossa Caixa, assim que a instituição tomou conhecimento do caso, priorizou suas ações no sentido de efetuar a devolução dos recursos desviados de seus clientes no menor prazo possível. “Nós já restituímos quase 70% de todos aqueles clientes que entraram com o pedido, de uma forma ou de outra”, afirma. “Ao mesmo tempo, estamos fazendo uma avaliação completa do que ocasionou esse tipo de ocorrência em Santa Cruz do Rio Pardo, porque ela não é comum na Nossa Caixa da forma como foi feita”.

Apesar de revelar que a Nossa Caixa está investigando todas as possibilidades, o diretor descarta que a fraude tenha ocorrido pela Internet e reforça a convicção da Polícia Civil de que os cartões tenham sido clonados por meio de um aparelho instalado em um dos terminais de auto-atendimento da agência. “Nós estamos vendo, exatamente, em que terminal foi e como foi”, explica. “A Internet, hoje, na Nossa Caixa, é o meio de relacionamento mais seguro que tem”, frisou.

O diretor não soube informar se o caixa eletrônico em que a fraude supostamente ocorreu conta com sistema de monitoramento por câmeras. Contudo, de acordo com ele, em todos os terminais de auto-atendimento da Nossa Caixa existe um dispositivo chamado anti-skimming que consegue identificar a presença de qualquer corpo estranho na máquina. “O banco possui ainda um sistema de monitoramento de todas as contas na medida em que tem movimentação fora do contexto dos clientes”, conta.

Ricci afirma que a Nossa Caixa continua as investigações no sentido de identificar o que realmente ocorreu e providenciar as correções necessárias ao aperfeiçoamento do seu sistema de segurança. “Casos como o de Santa Cruz do Rio Pardo são raros”, informa. “O Banco Nossa Caixa preza muito pelo relacionamento com o cliente e reafirma a segurança dos seus sistemas de atendimento, seja ele terminal, Internet ou por telefone”.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 311 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal