Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

08/06/2009 - Expresso / Lusa Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

BPN: Casos bancários sem consequências no relacionamento com o mercado - Vítor Constâncio


Lisboa, 08 Jun (Lusa) - O governador do Banco de Portugal, Vítor Constâncio, garantiu hoje que as irregularidades detectadas ultimamente em algumas instituições de crédito nacionais não resultaram em prejuízos para o relacionamento dos bancos com o mercado.

"Não houve nada, absolutamente nada, que tivesse sido prejudicado no relacionamento dos bancos com os mercados", assegurou Vítor Constâncio, que está a ser ouvido na Comissão Parlamentar de Inquérito ao caso BPN há mais de quatro horas.

A prova é que dois bancos portugueses emitiram dívida no mercado sem garantias do Estado, argumentou o governador.

Apesar de admitir a possibilidade de introduzir melhorias no trabalho da supervisão, o antigo secretário-geral do PS insistiu na rejeição das críticas à intervenção do Banco de Portugal em situações de irregularidade registadas, nomeadamente no Millennium bcp ou no BPN.

"Não admito" a afirmação simplista do tipo "não descobrem a fraude, logo são culpados", disse Constâncio, acrescentando que a actuação do banco central português tem sido pautada pela adopção de procedimentos creditados a nível internacional.

Além de defender que "toda a gente sabe que fraudes de alto nível não são descobertas", Vítor Constâncio referiu que, num cenário tão complicado com o verificado ao nível do sistema financeiro internacional, não se viveu em Portugal uma situação de "stress" como a ocorrida noutros países.

O governador do Banco de Portugal, de resto, considerou incorrecta a forma como se está a pôr em causa a supervisão exercida em Portugal, lembrando que nenhum dos grandes bancos portugueses foi atingido de forma a merecer uma reacção registada ao nível do mercado.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 226 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal