Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

03/06/2009 - Comunidade News Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Organizações são intimadas por suspeita de fraude imigratória

Procurador Geral do Estado de Nova York move ação legal contra uma comerciante dominicana e dois pastores de uma igreja hispânica.

Imigrantes nos Estados Unidos continuam sendo vítimas de falsas promessas de legalização. Na última quinta-feira, o Procurador Geral do Estado de Nova York, Andrew Cuomo, intimou várias organizações de assistência a imigrantes e comerciantes para dar depoimento a respeito de fraudes imigratórias.

Segundo o New York Times, a medida foi desencadeada depois que Cuomo abriu um processo contra a comerciante dominicana Miriam Mercedes Hernandez, de Jackson Heights, Queens. No mínimo 38 pessoas teriam sido lesadas por ela, acusada de faturar a quantia aproximada de $250,000.

A mulher prometia o cobiçado green card ou a cidadania em 8 meses, dizendo aos clientes que ela tinha conexões políticas para o processo ser tão rápido. A mudança do status imigratório pode demorar anos. Para cada pessoa era cobrada a quantia de até $15,000.

Uma das vítimas foi um motorista de táxi equatoriano, que pagou $5,000 à golpista e ainda viu parentes e amigos também lesados. “Dei a ela todo o dinheiro que ganhei em noves meses de trabalho”, desabafou o imigrante. Para ser convincente, a mulher dizia aos clientes que eles tinham horários agendados com autoridades imigratórias.

Passado o prazo e sem a documentação, os imigrantes questionaram Hernandez. Ela então aplicou a velha tática de denunciá-los às autoridades imigratórias por estarem indocumentados no país.

A American Immigrant Federation recebeu a intimação e compareceu. O diretor Ricardo Reis nega qualquer prática fraudulenta e aplaudiu a atitude do Procurador Cuomo. Três pessoas da Igreja Pentecostal Roca de Salvación Eterna, incluídos dois pastores, foram formalmente acusadas de fraude contra mais de 100 imigrantes, e lucraram centenas de milhares de dólares.

Encorajando denúncias
Choveram ligações na linha direta do escritório de Cuomo, depois da divulgação do processo contra Hernandez, alguns deles clientes dela. O anúncio público foi feito de propósito, com o intuito de encorajar as vítimas a denunciar o fato. Segundo o processo contra a dominicana, ela deverá ser barrada do negócio e restituir os clientes. Entre os golpistas estão ainda uma escola de inglês e uma agência de viagens.

Em uma declaração pública, Cuomo tachou os golpistas de pessoas inescrupulosas, que continuam colocando as comunidades imigrantes da cidade de Nova Iorque em risco através de falsas promessas e esperanças. Este tipo de fraude provem geralmente de outros imigrantes, que veem o desespero de quem quer se legalizar. Segundo as autoridades, as vítimas temem a deportação e por isso não efetuam a denúncia.

As intimações de Cuomo não se tratam de acusações formais, e sim de um meio de checar se as pessoas e organizações em questão cometeram algum tipo de fraude.

Somente advogados e representantes legais do Departamento de Justiça Americano podem representar alguém perante as autoridades imigratórias. A regra vale tanto pela lei estadual quanto pela federal.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 315 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal