Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

07/12/2006 - O Estado de São Paulo Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Polícia Federal prende 39 pessoas de quadrilha de hackers


SÃO PAULO - A Polícia Federal lançou nesta quinta-feira uma operação que mobilizou 215 agentes para captura de um bando que usava a Internet para roubar senhas de usuários de serviços de banco online.

A operação, chamada "Control+Alt+Del", uma referência à seqüência de teclas usadas para se reiniciar um computador, ocorreu em cinco Estados: Pará, Maranhão, Piauí, Goiás e São Paulo. Pelo menos 39 pessoas foram presas, informou a assessoria de imprensa da Polícia Federal em Brasília.

"Para comprovar o tamanho da fraude, somente após a investigação do material apreendido", disse a assessoria, acrescentando que as autoridades confiscaram computadores, automóveis e documentos em poder dos acusados.


Roubo de senhas

Os integrantes da quadrilha utilizaram técnica de "phishing" para roubar senhas de usuários de serviços de banco eletrônico, segundo a PF. Eles enviaram emails que simulam mensagens de órgãos federais e de instituições financeiras, induzindo os internautas a acessar sites falsos, que registram as informações pessoais digitadas pelas vítimas. Com esses dados, o grupo promovia transferências de dinheiro para contas de terceiros e para pagamentos.

A Polícia Federal promoveu neste ano pelo menos cinco operações contra grupos que usam a Internet para cometer crimes. A mais recente antes da Control+Alt+Del foi a "Galáticos", que em agosto prendeu integrantes de quadrilha que desviava dinheiro de contas bancárias através da Web.

O Brasil ocupa atualmente o quinto lugar no ranking dos 15 principais países em crescimento no volume de pagamentos digitais através de caixas eletrônicos, Internet banking e banco pelo celular, conforme dados da ACI Worldwide, empresa especializada em serviços para transações eletrônicas.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 436 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal