Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

28/05/2009 - Gazeta Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Curso ensina a combater crimes virtuais "cybercrimes"


O Brasil tem mais de 40 milhões de internautas, sendo que desse total 16 milhões são usuários de banda larga, os mais visados nos ataques virtuais. O grande problema é que os autores dos crimes ficam impunes porque a legislação do país nessa área é muito nova. Para ajudar os estudantes e profissionais da área de Direito e de Tecnologia da Informação (TI) a combaterem os crimes virtuais é que a Faesa está lançando dois cursos de extensão inéditos em "Crimes Digitais", voltados especificamente para cada uma dessas áreas.

Segundo dados do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT), de janeiro a dezembro de 2008 foram relatados 222.528 ataques a máquinas e empresas. Em contrapartida, de janeiro a março de 2009 já foram registrados 218.074 ataques sendo 79% casos de fraude e 14% de vírus. Ou seja, em apenas três meses os números quase superam os do ano passado. Dos incidentes reportados, 93% tiveram origens de máquinas no Brasil e 2% de máquinas nos Estados Unidos.

Entre outros dados, vale destacar que a maioria dos ataques é registrada durante a semana, de segunda à quinta e que os meses de janeiro e fevereiro são os que registram maiores índices devido às férias escolares. Os crimes mais comuns são roubo de identidade - como or exemplo perfil do orkut - invasão a e-mails, MSN, criação de perfis falsos e estelionato, como rouba da senha de banco.

Curso

De acordo com o professor da Unidade de Computação e Sistemas da Faesa, Gilberto Sudré, coordenador dos cursos, haverá duas versões: o "Aspectos Técnicos da Computação Forense", voltado para profissionais da área de TI que abordará a parte técnica ensinando a descobrir rastros de ataques, recuperação de evidências, técnicas para combater o crime, rastreamento de alterações indevidas no sistema e monitoramento das redes de computadores.

"Computação Forense nada mais é do que trabalhar as questões de TI ligadas ao Direito. Hoje para se chegar ao autor do crime existem muitas variáveis. Por isso, o curso voltado para profissionais de TI tem foco na parte técnica, mas também abordará o embasamento jurídico para que as pessoas tenham conhecimento do todo. Vale destacar que é pré-requisito ser estudante ou profissional da área", destacou Sudré.

Já o curso voltado para os estudantes e profissionais da área do Direito, o "Aspectos Jurídicos da Computação Forense", terá como foco preparar profissionais com argumentos e sólido embasamento jurídico. "O diferencial está na apuração, em como levantar provas com validade jurídica, como provar um crime a partir de indícios válidos para um processo contra uma pessoa física ou jurídica. Muitas vezes o código penal não contempla os cybercrimes ", completou o especialista em Redes de Computadores.

Os dois cursos contarão também com William Telles, engenheiro da computação pela PUC/RJ e especialista em docência do Ensino Superior e Especialista em Perícia de Crimes Digitais. Os cursos terão duração de 24 horas e as inscrições já estão abertas e seguem até o dia 30 de junho, na Tesouraria do Campus Avenida Vitória, onde as aulas serão realizadas. Mais informações pelo 2122-4119 ou diana@faesa.br.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 254 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal