Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

13/05/2009 - Diário de Cuiabá Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Estado aumenta índice, mas perde posições no ranking

Por: Marianna Peres

MT, que ocupou 2° lugar em março, desceu para 8º, mesmo elevando nível de honrados.

Os índices de cheques honrados voltaram a crescer no país, indicando que o consumidor começa a restabelecer o controle financeiro. Segundo a última pesquisa realizada pela TeleCheque, empresa de concessão de crédito, em abril, do total de cheques emitidos, 97,16% foram honrados, o que significa um aumento de 1,06% quando comparado com o mês anterior. Já em relação ao ano passado, o saldo também foi positivo, com alta de 1,41%. Mato Grosso que ocupou o segundo lugar em março entre os estados com maior percentual de honrados desceu para oitava posição mês passado, mesmo obtendo elevação mensal de 0,3 pontos percentual e superando a média nacional.

Como revela a pesquisa, de cada 100 emissões de cheques em Mato Grosso, 97,55% foram honradas, contra 97,25% registrados no mês anterior. O Estado perdeu posições porque o nível de quitação desta modalidade de compras avançou no País no mês passado. Empresários locais afirmam que apesar de o cheque estar cada vez mais sendo substituído pelos cartões de crédito, há uma maior preocupação em minimizar o risco de se aceitar cheques fraudados e sem fundos.

No ranking por estado, a Paraíba se manteve na liderança dos cheques honrados com 98,40%, um crescimento de 0,92% comparado a março passado. Na sequência da lista estão Santa Catarina (98,08%), Goiás (97,92%), São Paulo/interior (97,91%), Paraná (97,90%) e Sergipe (97,78%).

"Apesar da instabilidade inicial gerada pela crise, a economia parece dar sinais de melhora. Com isso, os varejistas se sentem mais confiantes e a lenta retomada do crédito já pode ser sentida pelo mercado. Neste momento, os consumidores retomam o controle financeiro lentamente e voltam a honrar seus pagamentos, porém priorizando os itens de primeira necessidade e com menores prazos de pagamento", explica o vice-presidente da TeleCheque, José Antonio Praxedes Neto.

FRAUDES - O número de cheques fraudados caíram, motivando os lojistas a trabalharem com esse meio de pagamento. De acordo com a TeleCheque, em abril, o indicador apontou apenas 0,17% de cheques fraudados, uma queda de 5,56% quando comparado com o mês de março. De qualquer forma, a empresa alerta que os cuidados na hora do recebimento do cheque devem continuar. Entre os principais cuidados, destacam-se: pedir sempre documento de identificação, não aceitar cheques rasurados ou de terceiros e anotar um telefone de contato no verso.

No ranking de cheques fraudados por estado, Alagoas registrou o maior índice de fraude (1%), seguido de São Paulo (0,52%) e Pará (0,32%).

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 226 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal