Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

12/05/2009 - O Globo Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

UE propõe medidas para que chips presentes em cartões respeitem a intimidade dos usuários


BRUXELAS - A Comissão Europeia fez nesta terça-feira "firmes recomendações" para que os fabricantes de microchips utilizados em cartões garantam o respeito à proteção de dados e a intimidade dos seus usuários. Os chips, integrados em cartões usados para o pagamento de pedágios ou para viajar em transportes públicos, armazenam informações muito variadas sobre seus usuários.

Em um comunicado, a entidade explicou que, como existem hoje 6 bilhões de chips no mercado e calcula-se que esse número deve quintuplicar na próxima década, é necessário que eles possam ser utilizados com facilidade.

Assim, os consumidores devem "estar seguros de que a informação sobre os seus dados pessoais será inexpugnável ainda que mude a plataforma tecnológica", afirmou a comissária europeia para a Sociedade da Informação, Viviane Reding.

As medidas propostas por Bruxelas incluem a obrigação de que, no momento da venda de um produto com chip, este esteja desativado, de modo que seja uma decisão do próprio consumidor pô-lo em funcionamento ou não.

Além disso, as empresas que utilizam microchips deverão avaliar as consequências desse uso e informar os cidadãos de forma clara sobre quais dados são reconhecidos e para que fim.

Os produtos com chips deverão conter um etiqueta que facilite seu reconhecimento e informações sobre quais dispositivos poder ler a informação armazenada.

Segundo dados comunitários, em 2008 foram vendidos no mundo todo 2,2 bilhões de chips. O valor de mercado destes produtos seria de 4 bilhões de euros, mas a UE acredita que chegará a 20 bilhões de euros em 2018.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 248 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal