Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

12/05/2009 - O Estado de São Paulo / Ag. Estado Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Coaf defende mudança na lei sobre lavagem de dinheiro

Por: Felipe Werneck


RIO - O presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), Antonio Gustavo Rodrigues, defendeu hoje que a legislação referente aos crimes de lavagem de dinheiro seja "atualizada para o padrão internacional exigido". Segundo ele, entre outras coisas, falta a tipificação do financiamento do terrorismo. "O que temos hoje de legislação nessa área é a Lei de Segurança Nacional, que foi concebida numa outra época e não é exatamente o padrão internacional", afirmou. "Ou seja, não estamos completamente banguelas, mas os dentes não mordem direitinho."

Rodrigues elogiou o projeto do senador Pedro Simon (PMDB-RS) que faz alterações na lei sobre os crimes de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores, legislação que também criou o Coaf. O projeto de lei foi aprovado no Senado e está na Câmara dos Deputados. "A lei é muito boa. Se for aprovada como está, vai ser um grande avanço." Vinculado ao Ministério da Fazenda, o Coaf é responsável pela análise de operações financeiras consideras suspeitas, que eventualmente são encaminhadas à polícia e ao Ministério Público (MP).

Ele disse que o Brasil será avaliado em novembro pelo Grupo de Ação Financeira contra a Lavagem de Dinheiro e Financiamento do Terrorismo (GAFI), entidade formada por 34 países, da qual é membro. A avaliação será feita por especialistas estrangeiros e o relatório final deverá ser aprovado até fevereiro do ano que vem. "Se o Brasil fosse ter essa avaliação hoje, algumas coisas não estão bem, por falta dessa lei", disse.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 224 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal