Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

12/05/2009 - TEK Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

PJ recebe 40 denúncias por mês de fraudes com cartões de crédito


Desde Outubro do ano passado o número de queixas apresentadas na Polícia Judiciária, relativas a fraudes com cartões de crédito aumentou. A maior parte das situações reportadas dizem respeito ao uso abusivo dos seus cartões de crédito por terceiros, normalmente em compras online. Os dados dos cartões chegam aos burlões a partir de roubos dos próprios cartões, mas também através da cópia de dados quando estes são utilizados para fazer pagamentos em restaurantes, bombas de gasolina ou hotéis. Outra forma é a utilização de técnicas mais sofisticadas, como phishing ou o skimming. A primeira técnica visa convencer o utilizador a entrar num site falso, normalmente uma cópia de uma página que ele use habitualmente, como o site do seu banco, ou de uma loja online. O segundo designa a clonagem de cartões.

A situação é descrita ao Metro pelo inspector Álvaro Tomé, que explica a transferência para a Internet dos crimes com recurso a cartões de crédito de terceiros, com a introdução de chips nestes cartões electrónicos. Este mecanismo adicional de segurança dificulta a duplicação de dados e impossibilita a compra física sem introdução de um código, elemento que continua a não ser necessário nas compras online.

De sublinhar que desde Outubro do ano passado a PJ detectou um aumento de 200 por cento no número de queixas relativas a situações com cartões de crédito, a maioria na Internet. Se até essa altura eram recebidas uma média de 15 denúncias por mês, desde Outubro esse número aumentou para 40.

A última detenção relacionada com este tipo de crime aconteceu precisamente ontem na Amadora e visou um homem que recorreu a 40 cartões de crédito diferentes para fazer compras online em lojas portuguesas, no valor de 20 mil euros.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 354 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal