Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

08/05/2009 - O Globo Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

MPF denuncia delegado Protógenes por fraudes e quebra de sigilo

Por: Ricardo Galhardo


SÃO PAULO - O Ministério Público Federal ofereceu denúncia nesta sexta-feira contra o delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz por quebra de sigilo funcional e fraude processual durante a condução da Operação Satiagraha. Por outro lado, o MPF considerou que não houve ilegalidade na participação de agentes da Agência Brasileira de Informação (Abin) na operação.

Segundo a denúncia oferecida pelos procuradores da República, Protógenes cometeu fraude ao editar o vídeo em que o professor universitário Hugo Chicaroni e o ex-presidente da Brasil Telecom, Humberto Braz, ofereceram suborno de R$ 1 milhão ao delegado Victor Hugo Rodrigues Alves para que o banqueiro Daniel Dantas e sua irmã, Verônica, fossem excluídos da investigação.

A oferta de suborno foi monitorada pela PF, com autorização judicial, e usada na denúncia que levou à condenação de Dantas a 10 anos de reclusão por corrupção ativa. No mesmo processo Braz e Chicaroni foram condenados a sete anos de prisão cada.

Segundo o MPF, o escrivão da PF Amadeu Ranieri confirmou, em depoimento, ter recebido ordens de Protógenes para excluir da fita que foi anexada aos autos imagens em que apareciam um produtor e um cinegrafista da TV Globo. Os dois filmaram o encontro a pedido do delegado.

Além disso, o MPF considerou que Protógenes praticou crime de quebra de sigilo funcional duas vezes. A primeira, ao pedir que jornalistas gravassem o encontro. A segunda, ao permitir que a equipe da Globo acompanhasse a deflagração da Satiagraha. Nos dois casos o MPF ressalva que os jornalistas não cometeram crime algum.

Na manifestação, o MPF considera que a participação da Abin na investigação foi legal, já que o compartilhamento de informações entre PF e a agência está previsto na lei do Sistema Brasileiro de Informação (Sisbin). A defesa de Dantas argumenta que as provas são nulas devido à participação da Abin.

O MPF remeteu as informações à Procuradoria da República no Distrito Federal para apurar suposto crime de improbidade administrativa na cessão de funcionários da Abin sem autorização formal do chefe da agência, Paulo Lacerda. Além disso o MPF vê irregularidade na contratação do araponga Francisco Ambrosio do Nascimento por R$ 1,5 mil.

O MPF pediu ainda que a PF investigue o vazamento de informações para a repórter Andrea Michael, da "Folha de S. Paulo" e as denúncias feitas pela revista "Veja" sobre a suposta existência de uma rede de espionagem sob o comando de Protógenes.

O procurador da república Rodrigo de Grandis, responsável pela Satiagraha, disse que as conclusões do MPF não impedem a condenação de Dantas por corrupção.

- O que fundamentou a condenação foi a gravação em áudio, autorizada pela Justiça. Nos memoriais nem menciono o vídeo - disse de Grandis, para quem a conclusão do MPF em relação à participação da Abin corrobora a tese de que não houve ilegalidade.

Protógenes e os advogados de Dantas não foram encontrados nesta sexta para comentar o caso.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 250 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal