Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

08/05/2009 - Jornal de Negócios Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Uma das causas da crise foi a "corrupção ao estilo norte-americano"

Por: Rui Peres Jorge


Uma das raízes da actual crise nasce da “corrupção ao estilo norte-americano”que se instalou nos EUA, afirmou hoje no Estoril Joseph Stiglitz. O prémio Nobel da Economia de 2001 refere-se aos volumosos financiamentos que a indústria financeira fez para as campanhas de democratas e republicanos ao longo dos anos.

“Eles não foram muito bons nos investimentos de capital, mas foram de facto muito bons no investimento político”, ironizou Stiglitz, acrescentando: “investiram e conseguiram resultados” – a desregulação.

A desregulação e a “ideologia de que os mercados se autoregulam” marcou parte da era Clinton e de depois todo o mandato de George Bush, sentiu-se em várias vertentes do sistema financeiro americano, acabando por conduzir ao seu colapso, considerou Stiglitz. Entre elas estão a não regulação de produtos derivados, o incentivo à tomada de riscos excessivos pelos bancos, e permissão de criação de instituições financeiras demasiado grandes para serem deixadas cair, o que as encorajou a tomar demasiado risco.

O prémio Nobel faz uma avaliação muito crítica do papel da indústria financeira na actual crise. E quando à tentativa dos bancos transferirem as culpas para os reguladores, Stiglitz ironizou: “Os bancos parecem ser como ladrões que pagaram caro aos polícias para irem dar uma volta enquanto roubavam e agora vêm dizer que a culpa é dos polícias”. Para o economista, os bancos de se esquecerem da razão da sua existência: a de diversificar risco e de transferir capital dos que poupam para os que investem.

“Eles avaliaram mal o risco, alocaram mal o risco e alocaram mal o capital”, avaliou.

O prémio Nobel foi um dos oradores nas Conferências do Estoril que estão a decorrer até amanhã.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 233 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal