Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

07/05/2009 - Diário de Natal Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Engenheiro é acusado de falsificar procuração


O delegado Elivaldo Jácome, adjunto da Delegacia Especializada de Capturas (Decap), não tem dúvidas: o aposentado Raimundo Dantas de Macedo, 73, desaparecido desde setembro do ano passado, está morto. Para ele também está claro quem é o mentor intelectual do crime: o sobrinho da vítima, o engenheiro Osvaldo Isaías Macedo, preso desde a segunda-feira passada.

O delegado explica que a razão para essa certeza é a de que o engenheiro, juntamente com o aposentado José Gomes de Melo e o comerciante Francisco de Assis Barbosa, amigos do desaparecido e que também foram presos na segunda, teriam falsificado uma procuração para vender imóveis e recolher a aposentadoria da vítima.

Elivaldo acrescenta que a família do aposentado, que mora no município de São José de Mipibu, registrou a queixa do desaparecimento somente em 30 de janeiro deste ano. Até então, os parentes pensavam que ele estava viajando. A partir das investigações, a polícia encontrou procurações supostamente assinadas por Raimundo Dantas, concedendo plenos poderes para os acusados movimentarem os bens do desaparecido. ‘‘Uma delas dava liberdade para que recebessem o dinheiro da aposentadoria de Raimundo, enquanto outra permitia a venda dos imóveis’’.

O delegado revela que há provas concretas que esses documentos foram falsificados. Um laudo de exame grafotécnico do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) assegura que a assinatura encontrada nas procurações e outros documentos, que supostamente seriam de Raimundo Dantas, são falsas.

Parte dos imóveis da vítima, localizados em São José de Mipibu, foram vendidos entre os próprios acusados. ‘‘Existem imóveis que foram vendidos de Osvaldo para o José Gomes, e vice-versa. Parte dos bens, cerca de R$ 10 mil e uma granja, ficaram com Francisco’’, afirma do delegado.

Por causa dessas falsificações, o adjunto da Decap acredita que o aposentado esteja morto. ‘‘Porque eles se dariam ao trabalho de falsificar a assinatura de Raimundo se ele ainda estivesse vivo? Tudo leva a crer que ele está morto’’.

Com as provas da falsificação, o delegado pediu a prisão temporária dos acusados. O engenheiro foi detido em Natal, enquanto que os outros dois foram pegos em São José de Mipibu. Segundo a polícia, Osvaldo Macedo já cumpriu pena anterior, por ter sido condenado por estupro, enquanto que Francisco de Assis tem envolvimento com o tráfico de drogas.

No entanto, Osvaldo afirma que foi enganado pelos comparsas. ‘‘Eles chegavam com os papéis para eu assinar. Eu estava apenas administrando os bens do meu tio’’. Ele alega também desconhecer o paradeiro do aposentado e diz que a família não desconfia dele. ‘‘Todos estão perplexos com tudo isso. Ninguém acredita que isso está acontecendo’’.

O delegado afirma que o próximo passo é descobrir onde está o corpo do aposentado. ‘‘Espero que com os interrogatórios eles (os acusados) confessem e venham a dizer onde está o cadáver de Raimundo’’. O trio permanecerá preso na Decap, aguardando decisão judicial.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 868 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal