Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

06/05/2009 - Jornal Digital Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Luxos de três líderes africanos investigados em França


Paris – Um magistrado francês deu início a uma investigação preliminar a três líderes africanos por alegada apropriação ilegal de fundos públicos.

A investigação tem origem na suspeita de apropriação ilegal de fundos públicos por parte dos presidentes do Gabão, Omar Bongo, da República do Congo, Denis Sassou-Nguesso e da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema. A acusação surge da parte francesa do grupo anti-corrupção, Transparency International, e sustenta-se no alegado uso, por parte dos líderes africanos, de dinheiros públicos para usufruto próprio.

O grupo acusa os três presidentes de usarem fundos públicos para comprar casas e carros de luxo e em França. William Bourdon, o advogado que representa a acusação, disse à agência Reuters que esta é uma investigação inédita pois é a primeira vez que uma investigação judicial por fraude é conduzida a um presidente ainda em exercício.

Uma investigação policial em 2007 descobriu que os líderes dos países agora acusados, assim como seus familiares, têm casa em zonas de luxo em Paris e na Riviera francesa, assim como carros de luxo, tais como Ferraris, Bugattis e Maseratis.

Além de serem países produtores de petróleo, o Gabão e o Congo são ex-colónias francesas e a Guiné Equatorial é um exportador de petróleo em ascensão. A investigação poderá afectar as relações entre a França e os três países.

O presidente do Gabão está no poder desde 1967, sendo que é o líder africano há mais tempo no poder, Obiang Nguema subiu ao poder através de um golpe de Estado há 30 anos e Sassou-Nguesso foi presidente da República do Congo entre entre 1979 e 1992 e foi reeleito em 1997.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 281 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal