Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

04/05/2009 - Zero Hora Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

A máquina dos fraudadores


Uma rede de falsificadores vendia carteira de motorista até para morto, atestado de saúde e certificado de conclusão do 2º Grau (atual Ensino Médio) pelo Rio Grande do Sul. O esquema, que operava em diferentes cidades, foi desvendado pelos repórteres Carlos Wagner, Irene dos Santos e Mônica Gugliano, numa investigação coordenada pela editora de Geral, Núbia Silveira, que estampou um título provocativo aos leitores: Vamos mostrar o que você pode comprar com Cr$ 1.305.000.

A cifra, com sete algarismos, expunha a grandiosidade da inflação brasileira na época. Mas o que abismava era a desfaçatez dos corruptos. Despachantes, médicos, policiais e políticos agiam com a certeza da impunidade. Após entregar a carteira de motorista em nome de um motorista já morto, um despachante de Gravataí exigiu que a repórter de ZH lhe entregasse uma nota promissória como garantia de pagamento. E justificou:

– Somos amigos, mas hoje em dia não se pode confiar em ninguém.

AS REPORTAGENS DE ZH RESULTARAM EM INQUÉRITOS E PRISÕES de acusados pelas fraudes. Revelaram que os delitos, praticados de forma rotineira e com uma rede de participantes, haviam se disseminado pelo Estado.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 286 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal