Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

04/05/2009 - Jornal de Notícias Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Produtos ilegais que prometem cura do H1N1 vendidos na net


As autoridades norte-americanas e a Interpol reforçam o alerta público sobre a existência de sites na Internet e e-mails promocionais (spam) que oferecem produtos e medicamentos não licenciados que prometem o diagnóstico, prevenção, tratamento e cura do vírus da Gripe A (H1N1).

Michael Chappell, da Food and Drug Administration (organismo norte-americano que controla a qualidade dos alimentos e medicamentos, entre outros produtos), explica que os consumidores que comprarem esse tipo de produtos "colocam em risco a sua saúde e da saúde da sua família".

Os responsáveis por estes sites têm vindo a ser avisados para retirarem a publicidade a estes artigos (que podem ser suplementos dietéticos, produtos alimentares ou vacinas) sob pena de incorrerem em processos criminais. "A última coisa de que as pessoas precisam, neste momento, é de serem contactadas por alguém que vendem medicamentos fraudulentos", diz Jon Leibowitz, presidente da Federal Trade Commission (agência norte-americana para a defesa do consumidor).

Por seu turno, a Interpol alerta para o risco de aumento do cibercrime, uma vez que a essas farmácias ilegais exigem o pagamento com recurso a cartões de crédito, sem garantia de que as encomendas são entregues ou da qualidade e eficácia desses produtos.

De acordo com a Interpol, as transacções realizadas através destes sites aumentam exponencialmente as hipóteses de usurpação de dados pessoais e de os computadores dos utilizadores poderem ser infectados com programas capazes de roubar as palavras-passes.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 246 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal