Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

02/05/2009 - O Povo Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Previna-se contra concursos fraudulentos


Desde domingo passado, O POVO vem mostrando, nas páginas do caderno de Política, a série de reportagens sobre as fraudes em concursos públicos no Ceará. Para orientar os concurseiros sobre os cuidados a serem tomados neste momento em que surgem denúncias de processos seletivos fraudulentos, o Populares + Empregos O POVO ouviu o promotor de Justiça Maurício Cordeiro. Ele coordenada a Procuradoria de Justiça dos Crimes Contra a Administração Pública, do Ministério Público do Ceará. Confira os esclarecimentos e recomendações do promotor sobre o assunto. (Bruno Balacó, da Redação)

O POVO - Quais são os principais cuidados que se deve ter ao decidir participar de concurso público, tendo em vista as constantes informações de fraudes em seleções no serviço público?
Maurício Cordeiro - O primeiro passo é buscar saber se a empresa organizadora do concurso foi escolhida de forma legal, ou seja, por meio de licitação. Geralmente, as fraudes acontecem em casos em que não foi feita licitação. Outra coisa que o candidato deve fazer é se informar se a organizadora escolhida possui idoneidade e histórico de confiança, sem envolvimentos com fraudes em processos seletivos.

OP - Como, durante a leitura do edital, o candidato pode identificar irregularidades que possam caracterizar fraude em concurso público?
Cordeiro - Geralmente essas impropriedades estão contidas no conteúdo programático do concurso. Se for percebido que, entre os conteúdos listados para as provas escritas, são cobrados assuntos que não se adequam às exigências básicas para assumir o cargo, o candidato deve ficar desconfiado, pois isso pode ser um sinal de irregularidade. No entanto, é importante destacar que a maioria das vezes em que as fraudes acontecem são no período posterior à realização das provas, quando os candidatos percebem que receberam uma nota total abaixo do número de questões que eles acertaram.

OP - Em sendo observado isto, o candidato deve fazer?
Cordeiro - Imediatamente ele deve procurar o Ministério Público nas esferas municipal, estadual, ou federal, dependendo da abrangência do concurso. As supostas irregularidades são analisadas e se houver procedência os procuradores entram com Ação Civil Pública e o caso passa a ser averiguado pela Justiça.

SERVIÇO

Envie você também suas dúvidas sobre concursos públicos, estágios, cursos e mercado de trabalho para os e-mails brunoanderson@opovo.com.br ou trabalho@opovo.com.br. Se possível, informe nome, sobrenome e telefones de contato.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 252 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal