Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

01/05/2009 - Jornal Umuarama Ilustrado Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Fraudadores instalam máquina que clonam cartões na região


Nos últimos dias dezenas de pessoas em Cianorte estão tendo que enfrentar um grande transtorno: cartão de banco clonado. O fraudador instala uma pequena máquina no local onde é inserido o cartão, no caixa eletrônico, e também uma filmadora para registrar o cliente digitando a senha. Dois bancos da cidade foram vítimas de clonagem e os clientes prejudicados devem ser ressarcidos do prejuízo. Em Cianorte foram registrados 27 casos, mas esse número pode aumentar conforme correntistas recebam a fatura do cartão.
Anderson Carrion é uma das pessoas que teve o cartão clonado. Segundo ele foram gastos R$ 800 em compras na cidade de Garulhos, em São Paulo. “Quando vi não acreditei. Tinha duas compras sendo cobradas que eu não tinha feito, aliás, nem saí da cidade nos últimos dias. Mas informei o banco e eles garantiram que vão me reembolsar”, afirmou.
De acordo com o gerente administrativo de uma agência local, que não quis ter o nome divulgado, o banco toma todas as precauções para que a clonagem não aconteça. “Mesmo com todo sistema de segurança que temos, ainda acontece essas coisas. Recomendamos que o cliente fique sempre alerta, observe o leitor do cartão para ver se está tudo normal, e se não tem nenhum outro equipamento no local. A diferença é pouca, mas perceptível. E se a clonagem acontecer, basta registrar um boletim de ocorrências na Delegacia de Polícia e trazer o documento na agência bancária. Todas as providências serão tomadas”, explica.
De acordo com Carrion, o impasse demorou uma semana para ser resolvido e causou muitos transtornos. “A gente fica inseguro depois que acontece uma coisa dessas. Sempre estamos com pressa e nisso não paramos para reparar no leitor do caixa, afinal presumimos que o banco garante nossa segurança. A agência disse que meu dinheiro deve estar na conta ainda nesta semana. Vamos ver, espero que sim. Agora vou trocar meus cartões e senhas e tentar ser mais atencioso para não acontecer de novo. É um absurdo, mas acontece quando menos se espera”, comenta.
O gerente administrativo disse que nem todos os cartões clonados chegam a ser utilizados. “Às vezes o golpista digita a senha de forma incorreta, várias vezes, e trava o cartão. Ou então não consegue copiar perfeitamente os dados, sem contar que não são todos os clientes que têm boa quantia em dinheiro guardado. Nós fazemos o possível, mas é complicado. Sendo comprovada a clonagem, o cliente não vai ficar no prejuízo”, completa.

“CHUPA-CABRA”
Outra maneira de clonar cartões é por meio de instalações de máquinas conhecidas como “chupa-cabra”, que na verdade são aparelhos adulterados de leitura de cartão de crédito, que enviam todas as informações do cliente para o fraudador. Geralmente o bandido finge ser funcionário de empresa de cartão de crédito e instala a máquina em estabelecimentos comerciais, por isso comerciantes e empresários devem estar sempre atentos com representantes, e se possível, ligar para a empresa confirmando o nome do revendedor e sua função.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 279 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal