Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

30/04/2009 - Convergência Digital Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Roubo de informações de cartões preocupa 80% dos brasileiros


Pela primeira vez na história do setor financeiro do pais, o uso dos cartões de débito superaram os de crédito, segundo dados divulgados pelo Banco Central. Se os brasileiros estão mais abertos ao pagamento eletrônico, também amplia o temor com relação à segurança.

A obtenção e uso de informações de cartões de crédito e débito por outras pessoas é uma preocupação de 80% dos brasileiros, de acordo com a quarta edição do “Índice de Segurança Unisys para o Brasil”, elaborado para medir o nível de preocupação do País em relação à segurança (esta edição foi produzida a partir de pesquisas feitas em março deste ano).

Dentro desses 80%, 36% estão “extremamente preocupados” e 44% “muito preocupados”. Na edição anterior do estudo, 44% estavam “extremamente preocupados” e 41% “muito preocupados”. Já com relação à capacidade de honrar obrigações financeiras, a pesquisa aponta que 19% estão “extremamente preocupados” com a questão; 33% estão “muitos preocupados”; 28%, “um pouco preocupados”; e 21%, “despreocupados”.

Ainda sobre este item, a preocupação maior é das mulheres: 83% delas estão “extremamente preocupadas” ou “muito preocupadas”. Já os homens, 77% estão “extremamente preocupados” ou “muito preocupados”. O “Índice de Segurança Unisys para o Brasil” é feito com base em uma pesquisa, por telefone, com 1.500 pessoas, entre 18 e 65 anos de idade (metade homens, metade mulheres).

Os entrevistados são selecionados aleatoriamente em famílias das principais regiões metropolitanas do Brasil, das classes A, B e C. As entrevistas são realizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Curitiba, Porto Alegre e Salvador. O levantamento da Unisys é conduzido pelo Lieberman Research Group e acontece simultaneamente em vários países.

O estudo é composto por oito questões relacionas a segurança nacional (no que tange à violência e epidemia), a segurança financeira (em relação a fraudes com cartões bancários e à capacidade de honrar suas obrigações financeiras pessoais), segurança na Internet (no que se refere à spam, vírus e transações financeiras on-line) e segurança pessoal (em termos de riscos físicos e roubo de identidade).

Além disso, uma questão foi inserida nesta quarta edição no que se refere à crise financeira e o risco de fraude. Durante a pesquisa, pergunta-se aos entrevistados o nível de preocupação sobre cada item.

De acordo com a última edição do “Índice de Segurança Unisys para o Brasil”, o nível de preocupação dos brasileiros em relação ao levantamento anterior teve ligeira queda: de 182 para 178 (em uma escala de 0 a 300). Na primeira edição da pesquisa, em agosto de 2007, este número chegava a 188. Depois, em março de 2008, caiu para 169. Em setembro de 2008, subiu para 182.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 216 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal