Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

28/04/2009 - IT Web / InformationWeek Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Satyam usou TI para fraudar dados

Por: Paul McDougall

Fraudes contábeis foram facilidades por rede desenvolvidas por funcionários da própria empresa.

Para dirigir a imensa fraude contábil na empresa de outsourcing indiana Satyam, os responsáveis pelas manobras utilizaram uma ferramenta muito familiar aos negócios da empresa: a tecnologia da informação.

O ex-presidente do conselho da empresa Ramalinga Raju, criou um complexo sistema de aplicações corporativas para gerar milhares de documentos falsos que foram usados para inflar a receita da empresa em mais de US$ 900 milhões, disseram investigadores na segunda-feira (27/04).

"A investigação revelou que para conseguir fraudar, o acusado tinha uma subrotina incorporada dentro do código fonte do sistema de gerenciamento de faturas", disse em comunicado a Central Bureau of Investigation (CBI), órgão indiano similar ao FBI dos Estados Unidos e à Polícia Federal brasileira.

Os fraudadores podiam entrar no sistema como "Super User" para criar documentos falsos. Essas falsificações não eram detectadas pelos aplicativos corporativos da Satyam, segundo informou o CBI. Eles também utilizavam uma versão modificada do Excell, da Microsoft para linkar com o sistema de gerenciamento.

No total, Raju e seus seguidores - incluindo dois funcionários da PriceWaterHouseCoopers Índia, que auditavam a Satyam - usaram essa setup para criar 7.561 contas falsas que somaram em torno de US$ 946 milhões.

"Como resultado dessa detecção, o atual modus operandi assume como os indivíduos que executaram as fraudes foram identificados", avisou o CBI.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 233 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal