Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

28/04/2009 - Diário do Nordeste Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Casal fabricava até B.Os. para golpes


O mineiro Cláudio Renato Borges, 31; e a paulista Kátia Regina Eduardo Camargo, 44, foram presos com vários documentos falsificados, que segundo a Polícia, eram utilizados para a prática de golpes no comércio de Fortaleza. Em poder dos dois foram encontrados várias carteiras de identidades falsas, talões de cheques, documentos de veículos e até receitas para remédios de venda controlada.

A prisão ocorreu na noite da última sexta-feira (24), no apartamento do casal, na Avenida Historiador Raimundo Girão, na Praia de Iracema. No computador de Cláudio, que disse ser professor universitário de Publicidade, os inspetores da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF) encontraram todos os arquivos utilizados nas falsificações. Até Boletins de Ocorrência (B.Os.) fraudulentos eram produzidos. As cópias impressionam pela similaridade com os documentos originais.

O delegado Jaime Paula Pessoa Linhares, titular da DDF, afirma que o problema está na fragilidade da documentação. Para Linhares é preciso investir em segurança de documentos. “Os órgãos que emitem os documentos têm suas chaves de segurança, mas são ocultas para um leigo, o cidadão de boa fé, que é a grande vítima. O problema é que os órgãos não acompanharam a evolução tecnológica, mas o bandido ultrapassou a era do papel”.

O delegado explica que, com um bom conhecimento de informática, bons programas e uma impressora de qualidade, fica cada vez mais fácil para os estelionatários confeccionar documentos falsos muito parecidos com os originais.

A Polícia ainda não sabe quantos golpes o casal aplicou e os valores obtidos com as fraudes. Entretanto, conforme o titular da DDF, antes da prisão, o casal era acusado em, pelo menos, dez ocorrências. Cláudio e Kátia foram autuados nos crimes de petrechos para falsificação, falsificação de documentos privados e públicos, falsidade ideológica e, ainda, falsa identidade.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 294 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal