Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

25/04/2009 - Zero Hora Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Bando do DF clonava cartões de gaúchos

Por: Francisco Amorim

Jovens viajavam de avião para obter senhas de contas bancárias.

Ao prender um microempresário, dono de uma lan house que funciona em Brasília (DF), a Polícia Civil acredita ter interrompido a ação de uma quadrilha especializada na clonagem de cartões bancários que agia no Rio Grande do Sul. Detido por agentes da Delegacia de Roubos, Lucas Ferreira Martins, 25 anos, chegou ao Estado na segunda-feira e já estava com passagem comprada para retornar ontem à tarde à Capital Federal. Levaria na mala o número da conta e a senha de centenas de correntistas gaúchos.

Foram necessárias 13 horas de observação para que agentes flagrassem a rápida e discreta ação de Martins dentro do hipermercado BIG da Avenida Sertório, na zona norte da Capital. Em menos de um minuto, o rapaz retirou do terminal do Banrisul o aparelho conhecido como chupa-cabras – que armazena o número da conta corrente do cartão inserido no caixa eletrônico – e duas câmeras que capturam as senhas.

Menos sofisticada do que a pirataria virtual – protagonizada por hackers que invadem computadores de correntista por meio de vírus espiões –, a obtenção de dados bancários por meio de chupa-cabras e câmeras coloca em risco os usuários dos terminais.

O delegado Heliomar Franco, que responde pela Delegacia de Roubos, desconhece quantas pessoas foram lesadas pelo grupo formado por jovens de classe média de Brasília, que agia há pelo menos dois meses no Estado. A perícia nas câmeras e no chupa-cabras apreendidos, no entanto, apontará quantos correntistas tiveram seus dados copiados nesta semana. Como o dispositivo não impede a realização da operação bancária pelo cliente, sua presença no terminal passou desapercebida ao longo da semana pelas vítimas, comenta Heliomar.

– É preciso manter a atenção nos detalhes. Se houver sinal de adulteração do equipamento, não saque o dinheiro – alerta.

Para o delegado, não restam dúvidas de que o jovem, que preferiu se manter calado durante o interrogatório, integra a quadrilha sediada em Brasília. Heliomar acredita que o suspeito seja comparsa de outros dois homens, também residentes na Capital Federal, presos com 16 cartões clonados em Bento Gonçalves, no mês de março. Na Serra, o alvo também era o Banrisul.

– Por isso, além do flagrante por furto qualificado, ele responderá por formação de quadrilha – afirma.

Na tarde de ontem, um quarto integrante do grupo era procurado em Porto Alegre.

Já identificado, ele conseguiu fugir em um carro locado, ao perceber a prisão de Martins. Ele tinha passagem comprada para voltar no mesmo voo do comparsa preso. Martins seria encaminhado ao Presídio Central.

Procurada ontem por Zero Hora, a assessoria de imprensa do Banrisul informou que o banco não foi comunicado oficialmente de que o caixa adulterado pertenceria à instituição.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 327 vezes




Comentários


Autor e data do comentário: Jorge handell - 26/04/2009 14:56

Infelizmente se o nobre delegado enquadrar realmente em formação de quadrilha é forçar demais dando as portas abertas para o processo ser quebrado e o preso nas ruas em 5 dias.



O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal