Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

24/04/2009 - Zero Hora Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Polícia desmancha esquema de saque indevido de caixas eletrônicos nesta madrugada

Por: Cid Martins

Suspeito foi detido quando retirava equipamentos utilizados nesse tipo de crime do setor de caixas eletrônicos em hipermercado na zona norte de Porto Alegre.

A Delegacia de Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) conseguiu entre o final da noite passada e o início desta madrugada impedir que dezenas de clientes de agências bancárias fossem lesados na zona norte de Porto Alegre. A operação começou esta semana com a denúncia de um correntista aos órgãos de segurança pública. A polícia montou uma operação no local onde a quadrilha estaria agindo, uma agência localizada dentro de um hipermercado dentro da zona norte da cidade.

Nesta madrugada, os agentes prenderam em flagrante no local um suspeito de 24 anos, residente de Brasília. Ele foi detido na hora em que retirava equipamentos utilizados nesse tipo de crime do setor onde ficam os caixas eletrônicos. Com o suspeito, foi apreendido um software que fica acoplado aos terminais bancários e uma microcâmera de vídeo que copia a senha dos clientes.

O golpe consiste em clonar o número do cartão e a senha dos clientes. O golpista repassa os dados para os colegas, que ficam responsáveis por fazer saques e até mesmo empréstimos.

Um segundo integrante da quadrilha fugiu no momento da operação policial em um carro alugado. Segundo o delegado responsável pela delegacia de roubos do Deic, Eleumar Franco, é difícil precisar o número de vítimas lesadas até agora.

— Esse golpe não é algo novo, vem de alguns anos. Aqui no Estado, no ano retrasado verificamos quase uma centena de pessoas que tiveram suas contas bancárias invadidas. Outros milhares de clientes tiveram dados e senhas copiados, só que os criminosos não conseguiram retirar o dinheiro, porque a polícia intercedeu antes e conseguiu retirar o equipamento e apagar os dados que haviam sido ali inseridos.

O delegado informou ainda que a hipótese é de que estejam envolvidos no golpe apenas pessoas de fora do Estado. Três suspeitos foram identificados, todos de Brasília, e estão presos. Um quarto suspeito está sendo procurado pelas ruas da cidade. Por enquanto, não há indicativo de que haja funcionários de agências bancárias envolvidos, segundo o delegado.

A polícia não encontrou indicativo externo de que havia filmagem ou um segundo dispenser de entrada de cartão durante a operação. O equipamento utilizado pelo grupo ficaria sobreposto à entrada do caixa eletrônico.

— Quem olha de fora, acha que a situação é normal — alertou o delegado.

Ainda de acordo com a polícia, os suspeitos demonstraram conhecimento de funcionamento do caixa eletrônico, mas também de equipamentos eletrônicos e de vídeo. O golpe é aplicado preferencialmente em capitais e cidades onde há grande circulação de valores monetários. Os lugares preferidos para o golpe são os de grande movimentação de pessoas, como hipermercados.

O delegado afirmou que os dados dos correntistas que utilizaram o terminal no hipermercado portoalegrense não foram identificados pelos golpistas. Os funcionários do banco vão monitorar reclamações de movimentações indevidas nas contas de correntistas.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 255 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal