Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

27/11/2006 - G1 Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Ssaiba o que fazer em caso de perda ou furto de Documentos


Com a chegada do fim do ano, aumenta o movimento de pessoas nas ruas e no comércio e, por isso, também cresce o número de ocorrências de perda ou furto de documentos. Segundo a delegada Kelly de Fátima Fonseca, de Belo Horizonte (MG), a primeira providência a ser tomada é registrar um boletim de ocorrência. Também é necessário pedir a segunda via dos documentos.

Ela diz que a vítima também deve procurar as associações comerciais e a Junta Comercial para informar o ocorrido, já que essas entidades mantêm bancos de dados com registros de documentos que foram furtados, perdidos ou extraviados. Assim, é possível evitar que alguém faça compra utilizando os documentos perdidos.

A delegada Kelly afirma que o maior problema que a pessoa que ficou sem documentos pode ter é o estelionato _ou seja, do uso dos documentos para compras por outras pessoas. Para evitar aborrecimentos, ela recomenda que seja usado o boletim de ocorrência para comprovar a perda.

O uso indevido dos documentos de terceiros e a falsificação de dados são considerados crimes. As penas podem ir de quatro meses a seis anos de prisão.

Em Belo Horizonte, a delegacia que atende a região central da capital registra, em média, 980 ocorrências mensais por extravio de documentos. Em 2006, até o último fim de semana, foram mais de 10.900 perdas comunicadas.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 512 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal