Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

24/04/2009 - Público.pt - Última Hora Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

A Société Générale conhecia as acções do corretor que provocou fraude gigantesca

Por: Cristina Ferreira

Novo advogado de Kerviel contesta inquérito que incrimina apenas o seu cliente.

Jerôme Kerviel, o corretor que foi responsável por uma fraude que custou à Société Générale quase cinco mil milhões de euros, tem um novo advogado e uma nova estratégia de defesa: a de que o grupo bancário francês sabia necessariamente das acções ilícitas do seu funcionário.

Foi com este argumento que o novo advogado de Kerviel, Olivier Metzner, se apresentou ontem - três dias antes de terminar o prazo para reclamar sobre as conclusões e os procedimentos realizados no quadro do inquérito complementar.

De acordo com os sites internacionais, o advogado do corretor - que durante anos realizou investimentos nos mercados no valor de 50 mil milhões de euros e que geraram o mega-prejuízo - alega que o seu cliente não podia ter cometido o crime de abuso de confiança da SG, confome consta das conclusões da instrução do processo, sem que o banco tivesse conhecimento.

Por isso, Kerviel solicita agora aos magistrados que desencadeiem uma série de actos de inquérito, nomeadamente indicando uma comissão de especialistas nesta matéria, para analisarem e relatarem a cadeia e a natureza das informações ao dispor dos chefes do corretor quando este cometeu as ilicitudes. O advogado quer ainda que seja avaliado o modo de actuação dos diferentes serviços de controlo da SG, já que todas as operações realizadas por Kerviel estavam sustentadas em ordens ficticias e em oficios criados para "camuflar" as operações de mercado.

Os sites internacionais lembram ainda que, com esta nova intervenção, Metzner quer levar o tribunal a alterar as conclusões das investigações judiciais, que consideraram Kerviel o único culpado do crime e que terminaram em Janeiro. As partes têm até dia 26 de Abril para se voltar a pronunciarem.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 310 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal