Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

22/04/2009 - Jornal de Negócios Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Grandes bancos portugueses vão ter equipas permanentes de inspectores

Por: Sara Antunes


O Banco de Portugal (BdP) vai aumentar o número de inspectores para passar a ter "equipas quase permanentes nas grandes instituições", revelou ontem Vítor Constâncio, na apresentação do Relatório de Supervisão Comportamental.

O governador afirmou que actualmente os inspectores só estão presentes durante as inspecções prudenciais periódicas. Nesta altura, o supervisor está em "processo de recrutamento e de aumento de pessoal". E adiantou que o BdP "passará a ter equipas quase permanentes nas grandes instituições".

Ainda assim, o responsável frisou que "as fraudes [na banca] só são descobertas através de denúncias", uma vez que as auditorias do Banco de Portugal conferem os dados existentes, e em caso de fraude, os dados estão escondidos. Declarações que surgem numa altura em que ainda decorrem os processos relativos ao Banco Português de Negócios (BPN) e ao Banco Privado Português (BPP).

Na apresentação do relatório de supervisão comportamental, o regulador revelou que em 2008 foram realizadas um total de 303 inspecções a 94 entidades. A maior parte destas vistorias tiveram como alvo os preçários praticados pelos bancos, seguindo-se o crédito à habitação. "A análise dos preçários mereceu particular atenção do Banco de Portugal, enquanto fonte essencial de informação referente a taxas de juro, comissões e despesas associadas aos produtos", adianta o regulador.

A fiscalização e a recepção de reclamações dos clientes levou a que o BdP instaurasse 11 processos de contra-ordenação. Vítor Constâncio não especificou as entidades alvo destes processos nem as áreas abrangidas.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 251 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal