Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

26/11/2006 - Gazeta Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Novas tecnologias são usadas pela Ufes para evitar cola e fraude no vestibular

Por: Letícia Cardoso


A primeira fase do Vest Ufes 2007, realizada neste domingo, contou com um novo esquema de segurança para evitar colas e fraudes entre vestibulandos. Técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) foram acionados para monitorar as comunicações eletrônicas nos locais de prova.

Eles percorreram, neste domingo, o campus de Goibeiras, em Vitória, utilizando um aparelho chamado goniômetro, capaz de detectar qualquer tipo de comunicação eletrônica. Uma unidade móvel de rádio-monitoramento também foi instalada no campus para reforçar o esquema de segurança. Um computador acoplado à unidade monitorou freqüências de comunicação no local.

Dias antes da realização da primeira etapa do Vest Ufes 2007, coordenadores e diretores de cursinhos alertaram para o perigo da possibilidade de cola entre candidatos por meio de aparelhos celulares. O diretor do colégio Leonardo da Vinci, professor João Pignaton, que há 35 anos atua na preparação de vestibulandos, informou, em entrevista à rádio CBN Vitória, que a tecnologia dos celulares poderia fazer com que candidatos despreparados pudessem recorrer a esta tecnologia para receber informações sobre a prova, através de torpedos.

Apesar da Comisssão Coordenadora do Vest Ufes afirmar que a utilização de aparelhos celulares é proibida durante a realização das provas, Pignaton alertou que durante uma ida ao banheiro, o aluno poderia tentar fazer uso do equipamento, sem que fosse percebido pelos fiscais.

A coordenadora do Vest Ufes 2007 destacou que o aluno que for flagrado fazendo uso do celular durante a realização das provas será eliminado do concurso. Além disso, garantiu que os candidatos que forem flagrados colando ou tentando fraudar a prova serão presos pela Polícia Federal.

Neste domingo, os estudantes realizaram a prova objetiva, com 55 questões, além de outras cinco de língua estrangeira. A relação dos candidatos classificados para a segunda etapa será divulgada no próximo dia 8.

A segunda etapa do Vest Ufes 2007 será realizada nos dias 17 (prova de redação, com três questões) e 18 e 19 de dezembro (provas discursivas, com cinco questões cada). O resultado final com os aprovados no processo seletivo será divulgado no dia 2 de fevereiro de 2007.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 531 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal