Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

18/04/2009 - Veja Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Piloto paulista Helio Castroneves é considerado inocente

Por: Daniel Nunes


O piloto de Fórmula Indy Helio Castroneves foi considerado inocente no processo da Justiça americana que o acusava de sonegação fiscal e conspiração fraudulenta, entre outros crimes. O veredicto foi dado na tarde de sexta-feira, no Tribunal da Corte Federal da Flórida, em Miami, onde o corredor de Ribeirão Preto vive desde 1996.

Depois de mais de seis semanas de julgamento, os doze jurados não consideraram culpados o piloto e os outros dois acusados, sua irmã e empresária Katiucia e seu advogado Alan Miller. Após uma investigação de três anos que contou com a participação expressiva da Justiça brasileira em São Paulo, a Justiça americana incriminou o piloto por evasão de divisas de 2,3 milhões de dólares.

Como publicou Veja São Paulo na edição dessa semana na reportagem Enrolado na própria teia, as investigações comprovaram que o dinheiro do patrocínio da empresa brasileira Coimex (atual Cisa Trading) e o salário da equipe Penske recebidos de 1999 a 2002 foi movimentado usando uma empresa offshore no Panamá e contas na Europa. O pai do piloto, Helio Phydias Zieglitz de Castroneves, assumiu parte da responsabilidade. Como mora no Brasil e não poderia ser punido pelos americanos, o pai do piloto não foi incriminado.

O advogado foi considerado totalmente inocente, mas o piloto e a irmã só foram inocentados de seis das sete acusações. Como os jurados não entraram em consenso com relação ao sétimo crime, de conspiração fraudulenta, o juiz decidiu suspender este último caso. Há possibilidade de a Justiça americana recomeçar o processo por causa dessa acusação. Enquanto isso, a Justiça brasileira já abriu um processo para investigar possíveis fraudes fiscais da família Castroneves no Brasil.

Após a absolvição, o piloto da Fórmula Indy anunciou que volta às pistas já na corrida desse domingo, o GP de Long Beach, na Califórnia, segunda etapa do campeonato. Atual vice-campeão da Indy, o piloto não correu na primeira etapa, o GP de St. Petersburg, há duas semanas, e também não havia participado dos treinos pré-temporada da Penske para se dedicar a sua defesa.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 318 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal