Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

17/04/2009 - Público.pt - Última Hora Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Consultor financeiro condenado a seis anos de prisão na Inglaterra

Por: Marlene Carriço


Um consultor financeiro de Lincolnshire, Alan Richardson, foi condenado hoje a seis anos de prisão depois de ter feito uso fraudulento do dinheiro dos investidores, perdendo 1,2 milhões de libras (1,35 milhões de euros).

A empresa de Alan Richardson, a MFC Finance, foi “vendida” como um veículo de investimento de alta rentabilidade, mas ao invés disso Richardson desviou os fundos dos investidores, usando-os para empréstimos a empresas que lhe pertenciam.

A MFC Finance começou a operar em 1998 como um negócio de agiotagem, cujo plano de negócios era emprestar dinheiro com taxas de juro muito elevadas. Os investidores privados colocavam lá o seu capital com a promessa de um retorno superior a 18 por cento, mais o capital.

Um número de clientes idosos e vulneráveis investiram nesta empresa as economias de uma vida. Infelizmente, para esses investidores, a MFC falhou no reembolso do capital e o negócio foi declarado insolvente. Richardson continuou, contudo, a atrair novos investidores enquanto os antigos desconheciam o verdadeiro estado da empresa. O consultor financeiro continuou a dizer aos investidores que o seu dinheiro estava seguro, fazendo falsas avaliações das contas.

Em 2004, a MFC caiu, ficando a dever mais de 1,2 milhões de libras aos investidores privados. Na sequência de um inquérito pela unidade de crime económico da polícia de Lincolnshire e o Serious Fraud Office, Richardson foi acusado de fraude mas não se declarou culpado no Tribunal de Lincoln Crown em Maio de 2008. Porém, o mês passado admitiu os dois actos fraudulentos de que estava acusado. Richardson foi hoje acusado a seis anos de prisão e ficará afastado da direcção da empresa durante os próximos dez anos, segundo o Times online.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 323 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal