Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

16/04/2009 - Expresso Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Diplomas universitários à venda em França por 2700 euros

Por: Daniel Ribeiro

O Ministério francês da Educação confirmou hoje ter aberto um inquérito sobre um tráfico de diplomas em diversas universidades francesas.

O escândalo foi revelado ontem pela imprensa e dizia respeito à venda de diplomas falsificados - licenciaturas, mestrados, etc...- a estudantes chineses numa Faculdade de gestão e de administração de empresas em Toulon, no sul de França. Os estudantes pagavam 2700 euros por cada 'canudo'.

Mas o ministério mandou alargar as investigações por suspeitar que o tráfico alastrou a diversos outros centros universitários franceses - designadamente a Paris, Poitiers, Pau e La Rochelle.

Em Toulon está igualmente já em curso uma investigação judicial por corrupção e fraude, no seguimento de uma denúncia apresentada no fim de 2008 por dois estudantes chineses. Os primeiros falsos diplomas teriam sido atribuídos naquela Universidade em 2005.

Nas restantes universidades visadas pelo inquérito administrativo do Ministério da Educação verificar-se-iam práticas idênticas, desconhecendo-se por agora a sua dimensão e se o tráfico apenas dizia respeito a estudantes estrangeiros.

O Governo francês garantiu ir fazer "toda a luz sobre as condições de atribuição dos diplomas". "É uma questão que atinge a credibilidade dos diplomas das nossas universidades em França e no estrangeiro", afirma o Ministério da Educação num comunicado.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 296 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal