Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

15/04/2009 - Midiamax Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Inmetro atesta fraude no medidor de energia elétrica de farmácia

Por: Celso Bejarano Jr.


Pela segunda vez em dois anos e meio a Enersul, empresa que distribui energia elétrica em Mato Grosso do Sul, descobriu fraude no medidor de energia de farmácias da rede São Bento, a maior do Estado.

O histórico que revelou a fraude surgiu no dia 10 de maio do ano passado, quando inspetores da Enersul foram fiscalizar uma unidade da São Bento, na rua Joaquim Murtinho, esquina com a Avenida Fernando Corrêa da Costa, em Campo Grande.

Os técnicos viram logo que o lacre da caixa que mede o consumo de energia tinha sido violado e o número do dispositivo não coincidia com a série controlada pela empresa de energia elétrica, informou a assessoria da Enersul.

O equipamento foi retirado de lá e mandado para o Inmetro (Instituto de Metrologia), órgão responsável pela investigação da fraude. No dia da vistoria, os técnicos da Enersul já sabiam que o medidor tinha sido adulterado.

No dia 27 de agosto do ano passado, o Inmetro periciou o material e confirmou a irregularidade.

De acordo com a assessoria da Enersul, a investigação fora assistida por pessoas ligadas a São Bento, que não questionaram a análise. Comprovada à violação, a Enersul passou a cobrar a São Bento. Isso em agosto do ano passado.

Ainda de acordo com a Enersul, a fraude no medidor já durava seis meses e teria deixado de anotar 40% da energia consumida pela farmácia, ou 7.570 kw, uma soma de R$ 4.588,00.

Ocorre que a São Bento, segundo a assessoria da Enersul, não pagou a conta e, nesta quarta-feira (15), por volta das 10 horas da manhã, a empresa cortou o fornecimento da energia na unidade farmacêutica.

Mais tarde, a São Bento quitou o débito e a empresa religou a luz a elétrica da loja.

A gerência da farmácia não quis comentar o caso. André Luiz, que identificou-se como o gerente da empresa disse ao Midiamax que “desconhecia” o corte da luz e a descoberta da fraude.

A São Bento possui farmácias em Mato Grosso do Sul, em Mato Grosso e interior de São Paulo. Somente em Campo Grande, a rede possui 41 farmácias da rede.

Quem anda nas ruas centrais da Capital nota que a cada esquina tem uma farmácia São Bento instalada.

Em 2006

Em agosto de 2006, a Enersul flagrou furto de energia elétrica no depósito da empresa Distribuidora Brasil de Medicamentos, pertencente à Rede São Bento, localizado na Rua Joaquim Murtinho, s/n, em frente a Expresso Mira, na saída para Três Lagoas, em Campo Grande.

Segundo o boletim de ocorrência registrado no 1º DP (Distrito Policial), os técnicos da empresa constataram que o furto de energia ocorria há cerca de seis meses e o prejuízo estaria em torno de R$ 40 mil.

À época o eletricista Nelson Arruda, funcionário da concessionária de energia elétrica, informou à polícia que, em uma inspeção de rotina, foi informado por dois técnicos da Enersul que o depósito da Rede São Bento fez ligação direta na rede de energia elétrica sem relógio de medição.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 403 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal