Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

14/04/2009 - Folha de São Paulo Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Agência nos EUA acusa líderes religiosos de fraude financeira contra fiéis


A SEC (Securities and Exchange Commission, a CVM americana) acusou nesta terça-feira sete líderes religiosos de uma igreja no bairro de Queens, em Nova York, por orquestrar um esquema de investimento fraudulento contra fiéis.

Segundo a SEC, o grupo fraudou os investidores -via de regra os mais velhos da comunidade- em mais de US$ 12 milhões.

Para enganar os paroquianos, os fraudadores prometiam retorno financeiro acima de 75% anuais para que eles investissem em dois hedge funds -Logos Fund e Donum Fund. Porém, ao invés de realmente alocar os recursos, eles desviavam o dinheiro para gastos com carros de luxo, joias, roupas, alimentação e viagens ao exterior.

"Fraude por afinidade é um esquema de exploração particularmente cruel para investidores de comunidades restritas. A SEC tem tomado recentemente medidas contra fraudes que têm atingido membros da comunidade surda, grupos religiosos e de diversos grupos minoritários. Hoje a ação é especialmente notória, com líderes religiosos enganando seus próprios seguidores e traindo a confiança sincera dada por eles", disse Robert Khuzami, diretor da Divisão de Execuções da SEC, em comunicado.

A denúncia da SEC diz que os fraudadores levantaram mais de US$ 12 milhões junto a cerca de 80 investidores idosos entre janeiro e novembro de 2005.

Os acusados, segundo o órgão regulador, adulteraram o desempenho do Logos Fund, o montante de ativos sob gestão, a identidade e o grau de conhecimento dos gestores do fundo e o nível de supervisão que ele tinha para que os investidores aceitassem aportar recursos. Eles ainda fraudaram o registro do Donum Fund, dizendo aos investidores que o fundo estava registrado na SEC.

Como os gestores dos dois fundos participaram do esquema, eles também serão processados pela agência regulatória. Caso sejam condenados, todos os envolvidos podem pegar até 20 anos de prisão.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 289 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal