Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

13/04/2009 - Diário de Leiria Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Ficou sem 3.500 euros por burla informática

Por: Marilene Pinheiro


Um homem, de 23 anos, foi lesado em 3.500 euros, através da Internet. Na queixa que apresentou na esquadra de Leiria da PSP, na quarta-feira, revelou que, no dia anterior, alguém efectuou três transferências da sua conta bancária. O lesado contou que nesse dia, ao aceder à sua conta bancária através da Internet, foi-lhe solicitado que introduzisse todos os dados do seu cartão, para actualização da base de dados, ao que acedeu, mesmo tendo considerado o pedido estranho. O 'pedido', a que é dado o nome de 'phishing', acabou por lhe custar 3.500 euros.
A Polícia Judiciária (PJ), através da Direcção Central de Investigação da Corrupção e da Criminalidade Económica e Financeira (DCICCEF), levou a cabo, em Outubro do ano passado, uma operação de combate a este tipo de crime 'phishing'. A acção consistiu na intervenção sobre um grupo de cidadãos de origem sul-americana que se dedicava a efectuar transferências de contas bancárias através da Internet para contas dos próprios, apoderando-se, desta forma, de avultadas quantias monetárias para proveito próprio. Na sequência desta operação, a Directoria Nacional, em comunicado emitido na altura, sublinhava que "não obstante as chamadas de atenção" que tem efectuado, "para evitar que as pessoas sejam enganadas por esta actividade, verifica-se, ainda, que alguns procedimentos recomendados não são seguidos por parte dos cidadãos, no acesso às suas contas bancárias através da Internet, principalmente nas áreas de Lisboa, Porto, Leiria e Algarve.
Para evitar que os casos de 'phishing' continuem, a Judiciária explica que nenhum banco solicita aos clientes a confirmação das senhas de acesso, e dos números de contrato, seja em páginas da Internet, por correio electrónico, por SMS, ou por correspondência tradicional.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 416 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal